Projeto Fuá

Desde 2004

     O Projeto Fuá é uma organização artística que desenvolve espetáculos musicais e oficinas culturais inspirados na cultura popular brasileira através de suas festas e manifestações, do tradicional às formas contemporâneas.

     Ao longo de oito anos a aplicada formação musical, formada por alunos e ex-alunos do Instituto de Artes da UNICAMP, deu origem ao coletivo artístico com a ideia de mostrar o lado festivo e dançante da música popular brasileira.

     Nesse período o trabalho cresceu e se diversificou, ampliando seu horizonte cultural com novas intervenções artísticas misturando dança, artes visuais, circenses e cênicas em verdadeiros espetáculos.

VI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros GO 2006

VI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros GO 2006

     As participações em programas de tv, publicações de vídeos, fotos e textos na internet, reforçam o reconhecimento ao trabalho artístico desenvolvido pelo grupo.

     Eventos no Brasil como a Virada Cultural, em homenagem aos “100 anos de Adoniran” em São Paulo, Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Bienais de Cultura da UNE em Campos do Jordão e Rio de Janeiro, Encontros de Cultura da Chapada dos Veadeiros, Virada Cultural Paulista em São José dos Campos, Festivais Universitários, Espetáculo “Asthé” de dança, são alguns dos trabalhos que o Fuá desenvolve desde 2004.

Projeto Fuá na 10ª Feira do Livro de Ribeirão Preto SP 2010

10ª Feira do Livro de Ribeirão Preto SP 2010

     O Fuá também realiza oficinas culturais de música, artes cênicas e artes visuais para faixas etárias variadas, assim como desenvolvimento de espetáculos de dança e trilhas sonoras, além da pesquisa no campo das artes, manifestações populares e memória da cultura em geral.

     Agora em 2012, vem lançar seu primeiro álbum com músicas autorais inspiradas nos oito anos de pesquisas realizadas pelo grupo. Com a participação de quinze músicos e a arte gráfica assinada pelo artista plástico Aiuri Ribeiro, cada faixa representa a diversidade da cultura brasileira em uma representação artisticamente liberal apresentada pelo projeto.

Projeto Fuá em homenagem a Adoniran Barbosa - Virada Cultural 2010